A ABSURDA REMUNERAÇÃO DOS DEPÓSITOS DO FGTS
Reportagem da Folha UOL menciona que o governo estuda distribuir anualmente parte dos lucros do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) entre os trabalhadores para aumentar a remuneração do fundo, que, em 2011, como no ano passado, ficará abaixo da inflação. Que bonzinho o governo, não?
A verdade é que os depósitos compulsórios do FGTS são remunerados, pasmem, pelo percentual de apenas 3% de juros ao ano, além da variação da TR. As cadernetas de poupança, que constituem a modalidade de aplicação financeira mais conservadora e de baixo risco do país, remuneram seus depósitos pelo percentual de 6% de juros ao ano, além da variação da TR.
Ou seja, o FGTS sempre significou uma fonte farta e barata de custeio para os projetos de infraestrutura e saneamento do governo, em detrimento dos trabalhadores, que são os verdadeiros donos dos depósitos. Além de todos os impostos pagos pela sociedade, o sistema do FGTS constitui uma absurda transferência de recursos dos trabalhadores ao governo, que há muito deveria ter sido revista.
0 comentários:
Postar um comentário