Há algumas horas, vi os primeiros brinquedos do parque chegando à cidade. Sinal de que a esperada Festa da Padroeira está bem próxima, para a imensa alegria das crianças, que não veem a hora de andar no minhocão, rodopiar em carrinhos e motos, gastar as energias no pula-pula etc.
Entretanto, neste ano, o contentamento das crianças contrasta com uma certa dose de preocupação dos pais. Algumas tragédias ocorridas recentemente em parques de diversão acenderam o sinal de alerta:
(...) A adolescente, que era acompanhada de uma amiga e uma tia, foi arremessada de uma altura de cinco metros e morreu em um hospital local. O parque de diversões foi periciado nesse domingo (13), até a madrugada desta segunda (14), e os depoimentos já começaram.
O primeiro a depor foi o encarregado operacional do parque, que, segundo o delegado, descartou falha mecânica no brinquedo “Gaiola”, mas admitiu a possibilidade de falha humana e de outros “pequenos incidentes, mas nenhum fato desta natureza” no local.
(Notícia publicada em 14/03/2011, disponível em http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/03/14/inquerito-sobre-acidente-em-parque-de-diversoes-de-hortolandia-sp-apura-se-houve-homicidio.jhtm).
Nove pessoas ficaram feridas em um acidente com o brinquedo “Samba” em um parque de diversões em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul.
O acidente ocorreu na noite de domingo (31). Os nove feridos, todos jovens, com idades entre 18 e 20 anos, estavam no brinquedo e caíram.
(Notícia publicada em 1º/08/2011, disponível em http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/acidente-em-parque-de-diversoes-deixa-9-feridos-no-rio-grande-do-sul.html).
(...)Segundo a polícia, o garoto Francisco Luiz da Silva teria participado do brinquedo chamado "surf" e saído da plataforma, mas teria retornado para apanhar uma moeda, quando foi atingido. O parque está instalado na praça Guaracy, no centro da cidade. O menino morreu na hora, com fratura do crânio. O parque acidente aconteceu por volta das 20h40 de domingo.
(Notícia publicada em 09/08/2011, disponível em http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/08/ministerio-publico-pede-interdicao-de-parque-onde-crianca-morreu-no-ceara.html).
Um acidente em um parque de diversões no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, causou a morte de uma pessoa, na madrugada deste domingo (14), segundo a Polícia Militar. Ainda não há detalhes sobre as causas do acidente.
De acordo com a PM, as primeiras informações são de que um brinquedo teria se desprendido e, com a queda, oito pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu por volta das 3h. Uma festa era realizada no parque.
(Notícia publicada em 14/08/2011, disponível em http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/08/acidente-em-parque-de-diversoes-no-rj-deixa-um-morto-diz-policia.html).
Embora não me lembre de nenhum acidente grave ocorrido em parques de diversão instalados em Jardim, não se pode descuidar da segurança das crianças e adolescentes que irão utilizá-los nos dias de festa. O poder público deve fazer sua parte, condicionando a expedição do alvará de funcionamento à apresentação de laudo técnico, elaborado por quem de direito, atestando estarem sendo observadas e cumpridas todas as exigências previstas em lei.
Sejamos, pois, prudentes e diligentes. Não exponhamos vidas inocentes ao perigo. Cumpramos com o nosso dever, zelando pela segurança de nossos filhos, para que, encerrada a Festa da Padroeira, o único estrago tenha ocorrido apenas em nossas parcas economias.
0 comentários:
Postar um comentário