COMO PRETENDEM GOVERNAR JARDIM – 2ª PARTE

sexta-feira, 13 de julho de 2012


Eis as propostas para a educação, a cultura, o esporte e o lazer:

COLIGAÇÃO “JARDIM UNIDA”

EDUCAÇÃO e CULTURA

A educação é um dos maiores fatores de transformação social de uma cidade, estado ou país. A parceria entre o poder público, pais, alunos, professores e a comunidade irá fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e valorizar o papel da escola, visando à formação de cidadãos preparados para conquistar o seu futuro.

Ações:

– Reestruturação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, provendo de profissionais qualificados( técnicos em educação) para atender a demanda educacional do município, além da criação da Secretaria Municipal de Cultura a fim de melhor atender as necessidades culturais locais.
– Melhorar a estrutura organizacional da educação rural.
– Criação de um Centro Municipal de Ensino Infantil, além de garantir melhorias nas condições estruturais e de funcionamento da Creche Municipal Santa Mônica para atender em tempo integral, facilitando a vida das mães trabalhadoras que tem filhos de 0 a 05 anos.
– Reforma e ampliação das Escolas Monsenhor Walfredo Gurgel e Profª. Maria Cruz de Medeiros e melhoria nas condições das estruturas físicas das demais instituições de ensino, provendo espaços, equipamentos e materiais essenciais para o cumprimento das metas de qualidade para a educação pública municipal.
– Garantia da continuidade dos Programas e Ações do MEC/ governo federal no município (Ensino Fundamental de 9 anos, Saúde na Escola, PDE-Escola , FUNDEB, Pró-Conselho, Pró-letramento, PAR, Programa Nacional de Biblioteca na Escola – PNBE- Gestar II, Olimpíada de Lingua Portuguesa e de Matemática, Programa Nacional do Livro Didático – PNLD- Proinfo, Escola Ativa,
Alimentação Escolar, Transporte Escolar, entre outros).
– Implantar e implementar horário integral nas escolas com apoio às atividades sócio – educativas no contra turno escolar.
– Dar continuidade ao trabalho de valorização dos profissionais do magistério público municipal.
– Dar condições aos órgãos competentes de melhorar os indicadores educacionais do município, conforme o compromisso assumido no plano de ações articuladas – PAR.
– Construção de um Plano Municipal de Educação garantindo, assim, metas, recursos, indicadores de avaliação e instâncias de participação que assegure a continuidade e acompanhamento pela sociedade civil no desempenho da política municipal de educação.
–Ampliação de recursos para a educação pública municipal de 25% para 30%.
– Provimento de número suficiente de profissionais qualificados nas instituições de ensino com formação, remuneração e condições de trabalho adequados, para assumirem funções educativas que permitam ampliar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
-Reforma e/ou construção da Sede da Secretaria Municipal de Educação.
- Projeto Aluno Nota 10: premiação anual para os alunos da rede municipal que apresentarem melhor desempenho. Viagem cultural acompanhada de do respectivo professor.
-Kit nota 10: Entrega do Kit Escolar, com fardamento completo, a todos os alunos da rede pública municipal, incluindo: fardamento, mochila, tênis e livros.
-Combate às drogas: parceria com o governo do RN (Polícia Militar) para implantação, nas escolas municipais, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
-Projeto Jardim em Cena: através de convênio com grupos/e ou atores, as escolas do município ofertarão aulas de teatro, contribuindo com a formação cultural e fomentando novos talentos na arte da dramaturgia.
-Projeto Sétima Arte: O cinema vai aonde o povo está. No caso, irá até a Zona Rural, aonde haverá a exibição de filmes nacionais, de forma itinerante, valorizando a cultura e disseminando arte entre as pessoas mais simples.
-Convênios com o Sistema S (SENAC, SENAI, SENAT, SESC e SEBRAE) para reforçar conteúdos específicos, transmitir aos alunos do ensino fundamental noções de empreendedorismo e auxiliar na qualificação dos pais desempregados ou desatualizados.
-Promoção de torneios esportivos e concursos culturais entre os alunos.
-Projeto Escola aberta: Dia de integração, reunindo pais, alunos, professores e servidores, com atividades esportivas, educativas, de recreação e/ou palestras, a critério da própria comunidade. Durante um dia, no final de semana, uma vez por mês, as escolas do município abrem suas portas para esta ação.
-Escola da Paz: Promover, em todos os níveis educacionais, a cultura da paz, da tolerância, da amizade, da cooperação, dos deveres e direitos da cidadania; do civismo, da ética, da moral, do
combate às drogas e do zelo pelo meio ambiente; preservação do patrimônio histórico e cultural, solidariedade, cooperação, liderança, iniciativa e respeito às diferenças e a educação no trânsito.
-Zelar pela qualidade e a melhoria contínua do ensino infantil e fundamental, por meio do correto planejamento, organização, coordenação e controle.
-Nossa Segunda Casa: Limpeza e manutenção (pintura e reparos) das escolas da rede, para que funcionem em perfeito estado de conservação, garantindo, no dia-a-dia, um espaço totalmente adequado a todas as atividades dos alunos, professores e servidores da rede, contribuindo também para a elevação de sua auto-estima.

ESPORTE E LAZER

Esporte é bom para todas as idades. Integra, une, socializa, promove a saúde e a inclusão social. No caso da Juventude, é um poderoso aliado contra a violência e as drogas. Já o lazer é um direito social previsto na constituição brasileira. Esporte e lazer muitas vezes se confundem. Mas só fazem o bem.

Ações:

Esporte:
- Projeto Jardim em Movimento: Criação do Complexo Esportivo e de Lazer para a prática de múltiplos esportes. Espaço projetado com pista de skate, pista de caminhada, quadra, área para capoeira, áreas de convivência e jardins, agregando pessoas de todas as faixas etárias.
-Projeto Jardim mais Feliz: Junção dos núcleos de esporte recreativo e de lazer no centro e localidades do interior do município, oferecendo atividades de oficinas esportivas, ginástica, dança, teatro e música para pessoas de todas as idades.
- Ampliação das quadras poliesportivas. Construção de 8 unidades, equipadas com traves de futsal, tabela de basquete, postes e rede de vôlei.
-Promover regularmente torneios e campeonatos esportivos na zona urbana e comunidades rurais.
-Incentivar e contribuir para a participação dos atletas jardinenses em competições e campeonatos intermunicipais, regionais e nacionais.
-Fortalecer a prática dos esportes amadores e recreativos.

Lazer:
-Fortalecer todas as festas populares e tradicionais no município, movimentando a região e resgatando a vocação de nossa cidade nos eventos festivos.
- Criar o Festival do Tecelão: festa anual, durante um fim de semana, movimentando o comércio e atraindo turistas para a cidade.

COLIGAÇÃO “DIGA SIM A JARDIM”

EDUCAÇÃO

A escola pública tem se constituído, historicamente, como espaço de
exclusão social. Hoje é necessário – e urgente – fazer com que a escola seja um componente fundamental para a inclusão social. Assumimos o compromisso para com a formação de um cidadão consciente e crítico dos seus direitos e deveres. Desta forma, a construção de uma escola pública participativa e de qualidade social, em nosso município, será de grande importância para o fortalecimento da democracia representativa e participativa.

Como diretriz estratégica prioritária, as ações na área de Educação
devem ser integradas como projetos e iniciativas das demais secretarias municipais. No nosso governo, será priorizada a qualidade social da escola pública. Significa dizer que a escola deverá atender plenamente as necessidades da comunidade, dando ênfase aos aspectos administrativos – com vistas à gestão democrática – e pedagógicos – visando à inserção social e cultural da comunidade por meio de ações educativas.

A nossa política educacional – baseada na qualidade social e no estabelecimento de uma escola pública inclusiva – terá como seus principais pilares:

. Democratização do acesso e garantia de permanência do aluno na
escola;
. Criação de ações destinadas ao fim da evasão, da repetência, da
reprovação e da distorção idade/série;
. Elaboração coletiva de um projeto pedagógico coerente com a realidade da escola, do aluno e, principalmente, do contexto socioeconômico e cultural em que estes se inserem;
. Fortalecimento da gestão democrática (eleição direta para diretor e vice), com a participação efetiva da comunidade;
. Construção do Centro de Educação Infantil;
. Nucleação das escolas rurais, eliminando, assim, as turmas multisseriadas;
. Reconstrução da Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, adequando-a aos novos tempos, inclusive com reconstrução da quadra poliesportiva coberta;
. Concessão de reajuste do piso salarial dos professores tão logo este seja divulgado, com imediato pagamento do retroativo a 1º de janeiro de cada ano;
. Cumprimento do PCCR, com promoções concedidas como determina o plano;
. Redistribuição do pessoal pertinente à educação, colocando cada
servidor para exercer o cargo para o qual prestou concurso;
. Reconstrução das quadras poliesportivas das escolas Evanildo Mariano e Maria Cruz, inclusive com cobertura;
. Estímulo ao aperfeiçoamento dos docentes e pessoal técnico e à sua formação continuada;
. Criação da Casa do Estudante Universitário, que servirá de apoio aos estudantes que cursarem o ensino superior em Natal;
. Abertura de Concurso Público;
. Transporte escolar de qualidade gratuito para alunos do ensino básico;
. Ampliar o acervo da biblioteca pública municipal;
. Oportunizar auxílio deslocamento para universitários e alunos de cursos técnicos;
. Viabilizar a disponibilização de uniformes para os alunos da rede pública municipal;
. Apoiar o fortalecimento do Ensino Superior no município;
. Estimular a leitura através de oficinas, palestras, eventos e projetos que promovam o gosto pela leitura;
. Incentivar e apoiar a captação de recursos para a publicação de livros dos escritores e poetas de Jardim de Piranhas.

CULTURA, ESPORTE E LAZER

A prática esportiva tem se constituído, nas últimas décadas, como um dos principais componentes para se pensar o homem em sua totalidade. Ao destacar a sua motricidade como um componente fundamental de toda a atividade física, o esporte, além de seu aspecto competitivo, será valorizado enquanto componente importante para a inclusão social.

Por meio da prática das diversas atividades físicas, buscaremos desenvolver os seguintes aspectos: a solidariedade, a integração das diferenças individuais, o resgate da auto-estima, os aspectos culturais, a cidadania, e associá-los a sua dinâmica educativa.

Pretendemos trabalhar muito com a juventude, tanto realizando políticas públicas voltadas para os jovens no que se refere ao emprego, à qualificação profissional, à educação, ao esporte, à cultura e ao lazer, como também pretendemos contar com a ajuda dos jovens como uma importante força de construção a favor das mudanças que queremos realizar na cidade. Eles serão chamados a participar deste imenso processo de reconstrução municipal e de politização da cidadania que queremos realizar em Jardim de Piranhas.

O investimento em cultura e lazer é fundamental. Contribui para a
elevação da autoestima do povo e faz com que todos valorizem mais a cidade e se tornem responsáveis por sua história, suas tradições e seu destino; ajuda a fixar os novos moradores, sedentos por bens culturais de qualidade; oferece à juventude uma opção saudável para a canalização positiva de suas energias e potencialidades; possibilita a vinda de um imenso contingente de visitantes e turistas para a cidade; profissionaliza jovens e possibilita a geração de renda para artistas e artesãos; alegra a cidade, alimenta os espíritos e cria um clima de respeito, fraternidade e boa convivência.

Em relação à cultura, ao esporte e ao lazer, teremos as seguintes
prioridades:

. Incentivar grupos de dança para todas as idades;
. Construir a sede da Filarmônica José Raimundo Cavalcanti e garantir a participação desta em eventos do município; adquirir recursos para a aquisição de novos instrumentos e novos fardamentos;
. Incentivar as entidades culturais existentes no município, como também a criação de grupos de teatro e grupos culturais, como capoeira e outros; fornecer incentivos para aqueles que executam trabalhos manuais (incentivo ao artesanato);
. Fortalecer e ampliar a capacidade de atendimento dos programas contra todas as formas de violência decorrentes de negligência, abuso, maus-tratos, exploração sexual e crueldade em relação à criança e ao adolescente;
. Criar o “Viradão Jardinense”, no qual, durante 24h, teremos a realização de eventos educacionais, culturais, esportivos, de lazer e shows musicais em vários pontos da cidade.
. Criar a Secretaria da Juventude, que ficará responsável pela fomentação de políticas públicas, pela formulação de diretrizes, discussão das prioridades e proposições de ações que beneficiem a juventude jardinense;
. Realizar as Conferências Municipais de Cultura, garantindo sua periodicidade regular;
. Implantar um calendário municipal de eventos envolvendo cultura,
esportes e lazer;
. Estimular, junto à iniciativa privada, a criação do projeto “Adote um Atleta”, que servirá de base para o fortalecimento do atletismo e outros esportes em nossa cidade, fornecendo a esse projeto apoio e logística;
. Cobrar, junto às autoridades responsáveis, providências no sentido da reconstrução do ginásio de esportes Sebastião Tertulino;
. Viabilização de praças nos bairros Santa Cecília, Novo Jardim, São José e Emboca;
. Incentivar as ações relativas a tombamento de edificações antigas do município;
. Ampliar e apoiar os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes, com vistas a incentivar e aprimorar o esporte amador em geral, com o incentivo a realização de campeonatos e torneios na cidade e na zona rural; apoiar também equipes amadoras e atletas quando estes participarem de competições fora da cidade;
. Colaborar para a realização das ações das oficinas de esporte, cultura e lazer;
. Viabilizar junto ao SEBRAE e outros órgãos palestras e cursos de
aperfeiçoamento profissional para os artesãos;
. Criação de oficinas de arte na rede municipal de ensino, valorizando nossa cultura e nossos artesãos;
. Apoio aos artistas locais na participação em eventos regionais e
nacionais, com calendário pré-estabelecido;
. Incentivar a criação de cursos de teatro para crianças, adolescentes e adultos, formando e produzindo espetáculos; estimular também a criação de grupos de danças e apoiar os já existentes, viabilizando a participação destes em eventos dentro e fora da cidade;
. Incentivar produtores que desejarem produzir documentários, filmes e gravações de DVD’s em Jardim de Piranhas, especialmente sobre a nossa história ou fatos aqui acontecidos;
. Promover eventos musicais em escolas, praças, clubes etc, sempre
valorizando os artistas da terra;
. Criar o projeto “Cultura para Todos” no intuito de favorecer os sanfoneiros, violeiros e bandas de Jardim de Piranhas, dando oportunidade para que estes se apresentem em eventos patrocinados pelo poder público ou iniciativa privada dentro ou fora da cidade;
. Constituir e incentivar o Conselho Municipal de Cultura de Jardim de Piranhas, visando fortalecer o processo democrático de participação na gestão de políticas e dos investimentos públicos na área;
. Investir na realização do carnaval de rua – criação do corredor da folia – e no resgate das festas juninas, priorizando-se, na medida do possível, as atrações locais e regionais.
. Implantação de pórticos de entrada de Jardim de Piranhas, garantindo maior visibilidade ao município;
. Criar o programa “Pedala Jardim”, para incentivar o ciclismo como
atividade constante entre crianças, jovens e adultos;
. Criação do Conselho Municipal Antidrogas, com o objetivo de determinar o direcionamento da prevenção e ações de combate à disseminação do uso de drogas em Jardim de Piranhas;
. Viabilizar a criação de um centro de cultura (ou casa de cultura) para o desenvolvimento de atividades como oficina de teatro, cordel etc.
. Viabilizar junto ao Ministério do Esporte a criação do projeto Vida
Saudável, que vai oferecer diferentes modalidades de exercício físico, integração através das práticas esportivas nas diferentes modalidades, aprimorar a coordenação motora através das qualidades físicas (equilíbrio, força, resistência, flexibilidade e agilidade) e promover uma maior qualidade de vida às pessoas.

4 comentários:

Anônimo disse...

blá blá blá...os inglêses continuam vendo?

Anônimo disse...

depois me tranco na prefeitura e...os assessores e colaboradores podem se trancar, agora, pouco.

Anônimo disse...

Lei Eleitoral
(...)
§ 3o Aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, só é permitido que, em seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam, vedada a padronização do vestuário. (Incluído pela Lei nº 12.034, de 2009).

Por que em Jardim isso não é cumprido? Vejo que fiscais trabalham com roupas padronizadas. Se o partido tal adotou a cor vermelha, os fiscais vão trabalhar de vermelho.

Anônimo disse...

jardim de piranhas, 01 de janeiro de 2050

querido diário,

o sol dessa manhã alumia os rostos felizes dos jardinenses. depois de dois anos que elegemos nosso primeiro prefeito de repetução comprovadamente ilibida, doutor em gestão pública e governo e com um programa de governo alicerçado no respeito a sustentabilidade do meio ambiente, no incentivo prático às vocações econômicas do município, na educação com a valorização das escolas técnicas e escolas de tempo integral. depois de dois anos dessa inovadora gestão, fomos alçados ao primeiro lugar no rio grande do norte, no índice de desenvolvimento humano. também estamos radiantes porque nossa escola técnica de tecelagem desenvolveu a primeira rede de dormir ortopédica. mais radiantes ainda estamos porque três jovens do vale do sílicio na california comprovaram que o universo e todos os seus fenômenos foi arquitetato por um ser de inteligência descomunal. religiosos e cientistas se juntaram para descobrir como entrar em sintonia consciente com esse ser que muitos já chamavam de Deus.

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