O ESTADO TINHA QUE EDUCAR MAIS DO QUE TUTELAR
A entrevista do ministro do STF, Dias Toffoli, publicada n'O GLOBO no último dia de 2011, certamente deixou boquiabertos muitos analistas e uma parte da opinião pública.
Ao ser questionado sobre o que mudou em sua visão, após dois anos no STF, o ministro respondeu: "O que mais mudou para mim, e talvez isso surpreenda, é que cada dia que passo aqui penso que o Estado tem que interferir menos na vida do cidadão. O Estado no Brasil é muito grande e pesado. E olha que fui advogado do Estado. É óbvio que um país com desigualdades ainda depende muito do Estado. Mas este Estado grande que temos muitas vezes quer tutelar o cidadão de maneira talvez indevida. Com o tempo, cada vez me convenço mais disso e vou me tornando um liberal. O Estado tinha que educar mais do que tutelar."
Observação sensata e precisa de um ministro que nitidamente vem amadurecendo no exercício do cargo. A entrevista, aliás, apenas revela uma bem-vinda postura liberal que o ministro já delineava em seus votos e era perceptível a todos aqueles que acompanham o dia-a-dia da Suprema Corte. O país agradece.
0 comentários:
Postar um comentário