ACONTECEU HÁ 59 ANOS...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012



No dia 1º de agosto de 1953, inaugurava-se o campo de pouso. No livro Jardim de Piranhas: Ontem e Hoje, há um pequeno histórico dessa obra:

O campo de pouso, que hoje se encontra desativado e impossibilitado para o uso, foi construído na gestão de Oswaldo Lobo. Para isso, empregou-se a quantia de Cr$ 50 mil, muito pequena na época para um campo com tamanhas dimensões: 900 metros de comprimento por 80 de largura. Inaugurado em 1º/08/1953, a solenidade contou com as presenças de uma esquadrilha da Base Aérea de Natal e de quatro aviões do Aéreo Club de Natal. Em meio aos pilotos presentes, ressalte-se o Tenente Barata, principal incentivador da construção do campo e que já havia ali pousado antes mesmo de concluída sua construção.

Narram os jardinenses mais antigos que, quando do pouso de alguma aeronave, não eram poucos os curiosos que se dirigiam ao local a fim de conhecer de perto as máquinas voadoras. Alguns, inclusive, venciam a distância a pé ou em desabalada corrida.

Depois de desativado, o campo passou a servir para outras utilidades. Foi lá onde CAP e Independente disputaram as primeiras partidas e muitos motoristas locais receberam as primeiras lições ao volante de automóveis. Bons tempos aqueles...

5 comentários:

Anônimo disse...

politicos de 60 anos atrás inauguravam coisas q hoje nem se quer são cogitadas, imaginadas,o mercado caindo, o ginásio de esportes ninguém nem fala na reconstrução.

Anônimo disse...

mandei fazer um aviãozinho, sem asa
pois meu pai não tá em casa
e eu preciso terrizar
ah ah, minha garotinha

Perna do Banjo

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem é a última pessoa do lado direito!

ALCIMAR disse...

Infelizmente, não sei lhe informar. A pessoa que me deu essa foto não identificou as pessoas.

Anônimo disse...

o caba de óculos escuros e camisa escura é josé gonçalves de souza, vulgo Perna do Banjo. a residência de Perna fica na vizinhança do campo de aviação. no finalzinho da década de 40 Perna tocou com Tonico e Tinoco, em santa bárbara do oeste, são paulo. Perna do Banjo foi mais um talento jardinense rebolado no mato, primeiro pelo álcool, segundo, pela falta de incentivo a cultura em nossa região.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "