ACONTECEU HÁ 80 ANOS...

terça-feira, 5 de junho de 2012


FORMAÇÃO DO APOSTOLADO EM 1982

2007




Domingo passado, completaram-se 80 anos da criação do Apostolado da Oração. A fim de homenagear tão importante grupo da sociedade jardinense, transcrevo, abaixo, trecho do livro Jardim de Piranhas: Ontem e Hoje, publicado em 1994:

- O Apostolado da Oração – Nos anos 30 deste século, a nossa cidade, ainda não emancipada politicamente, dava os passos iniciais rumo a uma estruturação social: D. Ilza ensinava das primeiras letras ao 2º ano primário, havia dois ou três policiais garantindo a segurança, a saúde vinha cavalgando de Caicó, inexistiam feiras de frutas e verduras, as periódicas festividades eram realizadas no pavilhão ou em casas familiares, e o maior número da população morava na zona rural.

Naqueles tempos difíceis, aqui esteve o Pe. Luís Teixeira de Araújo, vindo à capela, de Caicó, para cumprir seus deveres como vigário. Desejoso em criar o Apostolado nesta cidade, encarregou D. Maria Isaura Vale pela tarefa de reunir as pessoas interessadas. Na residência de João Araújo (posteriormente hotel de D. Emília e hoje residência da Srª Nair Medeiros), onde Pe. Luís se hospedava, realizou-se a primeira reunião com as futuras zeladoras. Foram-lhes explicados todos os detalhes referentes à participação na missa matutina do dia da fundação, e cada uma delas recebeu o Manual do Coração de Jesus, que lhes ensinava o comportamento de uma zeladora (proibindo-lhe inclusive participar de festas). Explicou-se-lhes ainda o traje a ser usado por elas durante a missa: fitas vermelhas com as insígnias sobrepostas aos vestidos pretos. Embora todas tivessem comprado as fitas com as insígnias, algumas não tiveram condições financeiras para confeccionar o vestido.

Chegando o grande dia, na casa onde se hospedava, o Pe. Luís recebeu as 13 zeladoras: Maria Isaura Vale, Luíza Araújo, Maria Isaura de Araújo, Regina de Araújo Freitas, Maria Cruz de Medeiros, Francisca Germano Cavalcante, Maria Isaura de Oliveira, Francisca Maria da Conceição, Maria Jovita de Araújo, Francisca Jovita, Maria Chagas de Oliveira, Leopoldina e D. Maroquinha, entregou-lhes as fitas e só saíram em procissão rumo à igreja após posarem (na grande calçada, de três degraus, daquela residência) para a fotografia oficial. O Padre Luís fez questão de apenas fundar o Apostolado quando estivesse presente um fotógrafo para registrar o acontecimento.

Durante a cerimônia realizaram-se batizados, a recepção das fitas e a bênção das primeiras 13 zeladoras do Apostolado. Era 3 de junho de 1932. Doravante, cada zeladora deveria associar outras quinze, simbolizando (no sentido litúrgico da época) um mistério do Rosário de Maria.

A festa do Coração de Jesus realizar-se-ia com novena, missa e procissão na primeira sexta-feira do mês de junho. Era obrigatório, para as integrantes do Apostolado, fazer as nove primeiras sextas-feiras mensais com confissão e comunhão, durante todo o ano. Além disso, nesses dias aconteciam as reuniões e o pagamento das mensalidades. A maioria das zeladoras vinha a pé da zona rural; cada uma pagava 500 réis mensais e arrecadava as mensalidades de suas sócias, que contribuíam com 200 réis cada.

Todas as treze zeladoras receberam do Pe. Luís um retrato oficial da fundação do Apostolado; o padre ficou com um para si e colocou outro no primeiro pilar esquerdo do corredor da igreja. Fez-se um altar para a imagem do Coração de Jesus e escolheu-se a primeira diretoria: Maria Isaura Vale (presidente e tesoureira) e Maria Cruz de Medeiros (secretária). O Pe. Luís foi substituído pelo Pe. Antônio Brilhante, mas ainda hoje é recordado, marotamente, como “um moreno bonito”.

Somente foi possível relatar esses fatos devido ao manual (ainda bem conservado) que pertencia à D. Luíza Araújo, falecida neste ano. D. Maria Isaura é a única zeladora remanescente daquele grupo inicial que, há sessenta anos, fundou o apostolado da Oração em Jardim de Piranhas.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "