RESULTADO DA ENQUETE

terça-feira, 15 de maio de 2012


Na última enquete realizada por este modesto blog, perguntei a meus fiéis leitores se eles se deixavam influenciar pelo que liam em blogs ou nas redes sociais. Os resultados foram estes:

RESPOSTA
VOTOS
PERCENTUAL
Sim
9
17%
Não
44
83%
TOTAIS
53
100%

Comento.

Pode ser que a maioria de meus leitores não se deixe influenciar pelo que lê em blogs ou nas redes sociais. Desconfio, porém, que o resultado da enquete não corresponda à realidade. Basta analisar as estapafúrdias reações que se seguiram à publicação da seguinte postagem:


 Os que acessam este blog com alguma constância já tomaram conhecimento, por diversas vezes, de minha preocupação com o acirramento político-eleitoral que se avizinha. Já disse e repito: temo que a campanha deste ano seja ainda mais aguerrida que a de 2000. Quem era eleitor naquela época se lembra do clima hostil que se instalou em Jardim, transformando uma simples disputa eleitoral numa questão de vida ou morte.

Pois bem. Na sexta-feira, dia 4 de maio, após ler alguns comentários publicados em blogs e no facebook, verifiquei, para meu desgosto, que os ânimos já estavam bastante acirrados, não se tornando difícil prever, pois, que a disputa pelo voto dos jardinenses teria enormes chances de se transformar numa verdadeira batalha.

Pensei em redigir uma matéria sobre o assunto, mas prontamente desisti quando me dei conta de que seria repetitivo. Decidi demonstrar minha preocupação por meio de um recurso bastante conhecido, a exemplo do que fizera o Jornal do Brasil em 13/12/1968, quando noticiou a decretação do AI-5 da seguinte forma: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx.: 38º em Brasília. Mín.: 5º, nas Laranjeiras.”

Imaginei eu, tolamente, que todos compreenderiam a metáfora. Mas não foi bem assim. Poucos foram os que interpretaram corretamente a postagem, assim como o fez Daisy:


Tendo em vista a falta de tempo e de assunto, resolvi esperar o encerramento da enquete para retornar com as postagens, o que ocorreu no dia de hoje. Em nenhum momento me senti intimidado com as críticas. Considero-as resultado de leituras apressadas, feitas por mentes extremamente passionais, envolvidas de corpo e alma numa disputa política que sequer começou. Entretanto, tenho o direito de responder aos que me acusam injusta e infundadamente, enxergando pelo em casca de ovo. Leiam o comentário abaixo atentamente. Depois volto.


O anônimo acima, pelo visto, considera-me um Nostradamus ou o último sobrevivente dos Maias, capaz de predizer o futuro. Até agradeço por essa extrema confiança no que escrevo, mas, convenhamos, não era para tanto. Com um mínimo de bom senso, qualquer pessoa letrada não faria uma interpretação literal do que escrevi. Muito menos me chamaria de antiético ou parcial. A não ser que ele tenha pensado o mesmo que seu colega abaixo postou:


Sejam justos comigo. Em mais de um ano de blog, nunca dei motivos para acharem que me utilizo do cargo que ocupo para dar furos ou notícias bombásticas. Em momento algum aqui publiquei qualquer ato judicial proferido contra algum jardinense, seja ele prefeito ou gari. Mas não posso ser culpado se outros o fazem. Já fui, inclusive, questionado quanto a isso. Vejam:


Repito: não posso ser responsabilizado pelos blogs da cidade que publicaram uma decisão judicial contra o prefeito. Nada tive a ver com isso. Todos sabem que, antes mesmo de o Blog de Alcimar se juntar aos demais, Edna, há tempos, já fazia esse tipo de divulgação. Coisa que, aliás, está ao alcance de qualquer um que disponha de um computador com acesso à internet. Basta acessar a página do TJRN para ter acesso a todas as decisões e sentenças proferidas em todo o Estado, desde que não digam respeito a processos em segredo de justiça. Esse fato, talvez, seja do desconhecimento da leitora abaixo:


Fique certa, cara Ana Maria, de que não me calei por medo nem tive qualquer participação nas postagens publicadas por meus amigos blogueiros. Até dei boas risadas diante da imaginação fértil de alguns. Só não me diverti mais porque toda essa celeuma, criada em torno de uma simples postagem, demonstrou, com toda clareza, que considerável parcela dos jardinenses já se encontra com a faca nos dentes (atenção! É outra metáfora! Não estou chamando ninguém de pirata! Certo?).

Ao contrário do resultado da enquete, ficou óbvio que os internautas locais estão, sim, deixando-se influenciar por tudo que leem. E o que é pior: estão interpretando os textos de forma irracional e passional. Não me perguntem o porquê de isso estar ocorrendo. Talvez se devam buscar as respostas junto aos filósofos contemporâneos, a exemplo do que é admirado pelo anônimo abaixo:


Desculpem-me pela brincadeira. Não pude resistir. Quem dera todos os comentários fossem como o acima, bem humorados e desprovidos de malícia. Pena que muitos, sob o manto do anonimato, preocupam-se somente em semear a discórdia e a fazer falsas e injustas acusações. Estou aberto para o debate, desde que este tenha por objetivo encontrar soluções para os crônicos problemas que afligem os jardinenses, principalmente os mais humildes. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber por que vc se preocupa com o acirramento desse futuro pleito eleitoral se a Democracia nos da´o livre direito de opinar, escolher e votar no candidato que quisermos.Não vejo vc com o perfil de Nostradamus e nem tão pouco com o último sobrevivente dos Maias, e sim com o perfil perfeito de Mãe Dinah ou Henri Christi.

. disse...

Ou você não acompanhou atentamente a campanha de 2000 ou não sabe o significado do termo acirramento. Democracia e fanatismo não são sinônimos, caro anônimo. E você, pelo visto, deve acreditar piamente nos "profetas" que mencionou. Um abraço.

william dos santos disse...

Parabéns alcimar, continue postando notícias inteligentes e benéficas para o povo da nossa querida Jardim. Com relação a campanha de 2000 só quem não presenciou pode escrever comentários ridículos como esse.Peço encarecidamente aos jardinenses PAZ,PAZ,PAZ........

Anônimo disse...

È de não acreditar quando vc se fazia passar por um radical xiita do Pt dos anos 90, que não permitia filiações de outras pessoas que não conjugasse o verbo do PT. Existia na época um grupinho formado por vc e amigos metidos a intelectuais e que achava que politíca se fazia com radicalismo e egoismo. Pois sim vivi e relembro mui bemm esse tempo e sei que democracia é uma coisa e fanatismo outra, vc ta fazendo tempestade e previsões antecipadas e quero dizer a vc que aceite os comentários dirijidos a vc com humildade. Não so acompanhei o pleito de 2000 como participei ativamente de campanhas mais acirradase nunca morreu nimguém por conta dissso como por ex: a de1976 e outras tantas e também tenho conhecimento do período de ditadura em meu pais. Espero que aceite os nosssos comentários e continue postando imparcialmente as noticias com justiça,pois não?

Anônimo disse...

Caro Alcimar, é inútil discutir com esse povo.. Infelizmente ainda vivemos em tempos onde o dinheiro "reina" e o valor da educação/saber andam bem distante, basta observar bem os lugares onde estão os politicos presentes e ao redor destas pessoas.. vivemos uma inversão de valores.. onde alguns acreditam que só valemos o que temos ou o que podemos dar!
Um abraço!

. disse...

Você, realmente, não me conhece. Essa descrição que faz de mim é típica de quem julga os outros pelo que ouve dizer. Aceito todos os comentários que aqui são postados, mas tenho o direito de expor minhas ideias e argumentos. E o faço sem agressões ou acusações injustas.

Anônimo disse...

A campanha de 2000, foi a pior de todos os tempos,com as graças de deus ñ morreu ninguém,pq deus é maior de todos, todo mundo sabe o q fizeram na casa do prefeito,quiseram até
tocar fogo,pq o voto é liberal,vc vota em quem gosta,vamos na paz,eles ganhão e ficão na amizade e os bestas brigando,um abraço, conciência.

emerson disse...

parabéns alcimar pelo seu blog, pois vc é o unico bloguero q ñ esta postando esses tipos de politicagem,continue postando notícias inteligentes e benéficas para o povo da nossa cidade

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "