ACONTECEU HÁ 21 ANOS...

sábado, 28 de abril de 2012


Em 28 de abril de 1991, na gestão de Nivaldo Borges, inaugurou-se a Estação Retransmissora de Sinais de TV “Raimundo Rodrigues de Souza”. Este era irmão de Naná da Farmácia, falecido em um trágico acidente automobilístico, ocorrido no início dos anos de 1980.

Nessa época, ligar a TV e assistir a um bom programa, aqui em Jardim, era exclusivo de quem possuía antena parabólica. Como nem todos reuniam condições financeiras para tanto, na medida em que o equipamento era bastante caro, não havia outra saída que não a de se contentar com os péssimos sinais captados pelas antenas comuns.

No livro Jardim de Piranhas: Ontem e Hoje (¹), acha-se registrado, resumidamente, toda essa história:

A televisão demorou a chegar a Jardim de Piranhas. No início dos anos de 1970, apenas uns poucos abastados, como Armando Bezerra Cabral e Josias Araújo, possuíam aparelhos em suas residências. Em 1974, havia um televisor instalado na Praça Plínio Saldanha, o qual era desligado às 23h, nas segundas, terças, quartas e quintas, e à meia-noite, nas sextas, sábados e domingos. Em 21/05/1975, instalou-se outro aparelho na Praça Padre João Maria.

Até o final dos anos 70 do século passado, os sinais da TV Tupi (canal 6) e da TV Globo (canal 10) eram captados diretamente da estação retransmissora de Patos (PB). Com a extinção da TV Tupi, o único sinal captado passou a ser o da TV Verdes Mares de Fortaleza (CE), afiliada da Rede Globo. Essa situação pouco tempo durou: a Rede Globo Nordeste de Recife (PE), juntamente com a conterrânea TV Universitária, passaram a ser os únicos sinais, simultaneamente captados, um em cada período do dia.

Quando se tornou possível captar via satélite os sinais diretamente da geradora, através de antenas parabólicas, adquiriu-se o sinal da TV Globo em 1986 e do SBT (inicialmente TV Bandeirantes) em 1990. Atualmente, os equipamentos estão instalados na Estação Retransmissora de Canais de Televisão “Raimundo Rodrigues de Souza”, inaugurada em 28/04/1991.

Importante registrar que, em 1986, às vésperas da Copa do Mundo de Futebol, um grupo de jardinenses saiu às ruas protestando contra a ausência de sinal local de TV. Liderados pelo saudoso Nem de Tino, os amantes do futebol exigiam que a Prefeitura resolvesse logo o problema, pois temiam perder os jogos da Seleção Brasileira. A pressão, felizmente, surtiu efeito.

(¹) ARAÚJO, Alcimar da Silva; ARAÚJO, Erivan Sales de; MEDEIROS, José Macário de. Jardim de Piranhas: Ontem e Hoje. Brasília, Gráfica do Senado Federal: 1994, pág. 47.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "