CONTRIBUIÇÃO DO LEITOR

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

JESO PATRÍCIO FERREIRA,
UM PROVINCIANO COM IDEOLOGIA DE REVOLUCIONÁRIO.
                        JAIR ELOI DE SOUZA

Sonhar não é ofício para os desavisados dos tempos. Sonhar é virtude também para os estadistas anônimos. Sonhar é vislumbrar no tempo uma realidade mais justa. Contar e defender esse sonho,  é um reproche a natureza das coisas que se apresenta injusta. Jeso Ferreira, foi durante toda sua vida, aquele lacre resinoso que protegia a decência na militância política. Fundador em nossa urbe jardinense do pequeno e majestoso MDB. Despertou nesse ilustre e desconhecido escriba, a vocação da militância partidária, pois, foi por suas mãos que assinei a primeira ficha de filiação partidária. Numa terra com forte vocação conservadora e entulhos ainda do coronelismo proselitista, era tarefa para os deuses do açodamento, fundar uma agremiação partidária, com vertentes de defesa da liberdade, do estado democrático, do pluripartidarismo, do respeito à dignidade da pessoa humana, das garantias individuais e coletivas. Jeso Ferreira, como: O Bom Selvagem, coragem e determinação provinciana, fundou o grande Movimento Democrático Brasileiro em nossa Jardim.

Tomara a atitude por idealismo, sem lograr qualquer vantagem. Naqueles tempos, a nau peemedebista era um grão de mostarda em sua dimensão quantitativa, o velho Jeso do Braz, muitas vezes como navegante solitário, no seu paleio diário abordava as pessoas no sentido de que levassem a sério o seu convite ao engajamento da militância política. Já naquelas eras, antevia que a sociedade civil, através dos seus seguimentos pensantes, poderia reconstruir não em si um País de dimensão, mas uma nação mais justa, onde pobres fossem tratados com dignidade. Negros, saíssem da indignidade material e social, onde as minorias fossem acolhidas no âmbito de suas necessidades e limitações. Pois é, o gracejo sério de Jeso, conclamando a todos nós ao engajamento pela democracia, pela distribuição da decência aos desaquinhoados, nos faz ouvir o sussurro de agradecimento mesmo da eternidade, de um Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Mário Covas ou do irrequieto Brizola. Porque não? A jovem democracia brasileira tem o lenho e a justaposição de muitos Jeso Ferreira, conhecidos apenas mesmo pelo anonimato, mas, não deixam de ser e fazer parte da grande travessia de agruras pelas quais passara a nação brasileira.

Aos meus conterrâneos e amigos, Neto, Mirian, Edilson, Carminha,  filhos e todos à similaridade da inteligência do Velho Jeso que dorme em seu outuno merecido, a minha solidariedade.

Com apreço.

1 comentários:

carminha disse...

Hoje amanhecemos mais tristes e a vida um pouco mais sem graça. É o primeiro dia em que o dono da casa não está, partiu para sempre. Perdemos um pai, companheiro, amigo; perdemos uma referência; o seu lugar está vazio e jamais será preenchido. Fica para todos aqueles que o conheceram, que conviveram com ele o seu exemplo de honradez e retidão; a sua alegria e força. Dr. Jair, toda a nossa família agradece a homenagem que lhe prestou. Mesmo profundamente tristes e saudosos nos alegramos ao constatarmos que a história de vida de " Jeso do Brás" é de muita dignidade e de muita luta. Partiu para outro plano mas estará para sempre presente na vida de todos aqueles que o amam e o admiram. Quando a dor for menos cortante, com certeza, iremos relembrar muitas das suas histórias e, tenho certeza que isso o deixará feliz. Um abraço fraterno. Carminha de Jeso

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "