TODO CUIDADO É POUCO!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011


Há algumas horas, vi os primeiros brinquedos do parque chegando à cidade. Sinal de que a esperada Festa da Padroeira está bem próxima, para a imensa alegria das crianças, que não veem a hora de andar no minhocão, rodopiar em carrinhos e motos, gastar as energias no pula-pula etc.

Entretanto, neste ano, o contentamento das crianças contrasta com uma certa dose de preocupação dos pais. Algumas tragédias ocorridas recentemente em parques de diversão acenderam o sinal de alerta:

(...) A adolescente, que era acompanhada de uma amiga e uma tia, foi arremessada de uma altura de cinco metros e morreu em um hospital local. O parque de diversões foi periciado nesse domingo (13), até a madrugada desta segunda (14), e os depoimentos já começaram.

O primeiro a depor foi o encarregado operacional do parque, que, segundo o delegado, descartou falha mecânica no brinquedo “Gaiola”, mas admitiu a possibilidade de falha humana e de outros “pequenos incidentes, mas nenhum fato desta natureza” no local.


Nove pessoas ficaram feridas em um acidente com o brinquedo “Samba” em um parque de diversões em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul.

O acidente ocorreu na noite de domingo (31). Os nove feridos, todos jovens, com idades entre 18 e 20 anos, estavam no brinquedo e caíram.


(...)Segundo a polícia, o garoto Francisco Luiz da Silva teria participado do brinquedo chamado "surf" e saído da plataforma, mas teria retornado para apanhar uma moeda, quando foi atingido. O parque está instalado na praça Guaracy, no centro da cidade. O menino morreu na hora, com fratura do crânio. O parque acidente aconteceu por volta das 20h40 de domingo.


Um acidente em um parque de diversões no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, causou a morte de uma pessoa, na madrugada deste domingo (14), segundo a Polícia Militar. Ainda não há detalhes sobre as causas do acidente.

De acordo com a PM, as primeiras informações são de que um brinquedo teria se desprendido e, com a queda, oito pessoas ficaram feridas. O acidente ocorreu por volta das 3h. Uma festa era realizada no parque.


Embora não me lembre de nenhum acidente grave ocorrido em parques de diversão instalados em Jardim, não se pode descuidar da segurança das crianças e adolescentes que irão utilizá-los nos dias de festa. O poder público deve fazer sua parte, condicionando a expedição do alvará de funcionamento à apresentação de laudo técnico, elaborado por quem de direito, atestando estarem sendo observadas e cumpridas todas as exigências previstas em lei.

Sejamos, pois, prudentes e diligentes. Não exponhamos vidas inocentes ao perigo. Cumpramos com o nosso dever, zelando pela segurança de nossos filhos, para que, encerrada a Festa da Padroeira, o único estrago tenha ocorrido apenas em nossas parcas economias.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "