QUANDO ENTRAR SETEMBRO...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Uma das mais belas canções da MPB, “Sol de Primavera”, foi composta em 1980 por Beto Guedes e Ronaldo Bastos. Dizem seus primeiros versos:

Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar

Desde a primeira vez que a ouvi, considerei essa música a descrição perfeita de tudo o que nós, jardinenses da ribeira do Piranhas, vivenciamos neste mês de setembro, por ocasião da Festa de Nossa Senhora dos Aflitos. “Sol de Primavera” consegue resumir o turbilhão de emoções que nos invade a alma nesta época do ano.

A Festa da Padroeira não se resume a acompanhar de perto a programação religiosa e a social. O evento serve para que, anualmente, confirmemos nossa aliança com Deus e com a Senhora dos Aflitos. É o momento de se reforçarem as amizades, praticar-se o perdão, permitir ao amor superar as desavenças.

É na Festa que se iniciam romances, muitos deles para todo o sempre. Sente-se a imensa alegria de se reverem amigos e familiares ausentes. Emociona-se com o sorriso sincero das crianças nos parques de diversão. Encanta-se com os belos dobrados que se ouvem da banda de música. Entoa-se, com fé e amor, o hino a nossa querida padroeira.

Em alguns momentos da Festa, impossível conter as lágrimas. “Culpa” das lembranças de ótimos momentos vividos em eventos passados. Como se esquecer do parente querido, que a nosso lado sentava nos bancos da igreja? Como não recordar aquele amigo do peito, sempre a nosso lado, para o que der e vier? Como não sentir saudade daquela cidade pacata, pequena, em que todos se conheciam e se respeitavam?

Perceba-se, pois, o quanto setembro nos é especial. Afinal, moramos em um Jardim que, a despeito dos crônicos problemas que enfrenta, produz belas flores, regadas pelo suor de um povo trabalhador e de fé inabalável, confiante na Senhora dos Aflitos, em seu infinito amor e em sua constante proteção. Esta linda história de devoção, apesar de haver-se iniciado há mais de 300 anos, sempre nos reserva momentos inesquecíveis. Em 2011, tenho certeza, não será diferente.

Feliz Festa da Padroeira para todos! Que Deus e Nossa Senhora dos Aflitos nos abençoem!

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "