EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

domingo, 4 de setembro de 2011


Uma das características do texto bem escrito é que transmita a informação utilizando-se, para tanto, do menor número de palavras. Quem escreve, portanto, deve preocupar-se em evitar o uso de termos e expressões desnecessárias, como é o caso do artigo definido (o, a, os, as) diante de pronomes possessivos (meu, minha, seu, sua, teu, tua etc.). Percebam que, no título acima, o artigo o, que acompanha o pronome nosso, pode ser excluído da frase sem nenhum prejuízo para esta. Portanto, em vez de escrever O MEU PAI, A SUA NAMORADA, OS TEUS CARROS, grafem, simplesmente, MEU PAI, SUA NAMORADA, TEUS CARROS.



A regência verbal disciplina a dependência de um termo gramatical a um verbo. Este, quando é transitivo, exige a presença de um complemento, que é chamado de termo regido, às vezes ligado à forma verbal por uma preposição.

No caso do verbo chegar, quando usado como transitivo indireto, pede um complemento devidamente acompanhado da preposição a. Portanto, chega-se a algum lugar e não em algum lugar. O título acima ficaria corretamente grafado deste modo: MINISTRO DA JUSTIÇA CHEGA HOJE A NATAL...

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "