EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Regrinha básica de concordância verbal: o verbo concorda em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da oração.

No título acima, o sujeito vagas previstas em edital está no plural. Logo, o verbo gera não poderia estar grafado no singular. Corrigido, o título ficaria assim: VAGAS PREVISTAS EM EDITAL GERAM DIREITO À NOMEAÇÃO.


Empregar corretamente o pronome lhe, reconheço, não é tarefa das mais fáceis. Isso porque, em razão de desempenhar várias funções na frase, exige do escriba ou do falante um bom domínio de análise sintática (identificar o sujeito, o predicado etc.).

No título acima, esse pronome está empregado na função de objeto direto do verbo matar (mata-se alguém ou alguma coisa). As normas gramaticais só permitem empregar o pronome lhe na função de objeto indireto, ou seja, quando for possível substituí-lo por a ele ou a ela. Vejam que, na frase em análise, isso não é possível. Ela deveria, portanto, estar assim grafada: O CIGARRO PODE MATAR VOCÊ ou O CIGARRO PODE MATÁ-LO.




0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "