EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Quando se fala ou se escreve, as frases, normalmente, são construídas na ordem direta: sujeito + verbo + complemento. Por exemplo: Dois ministros de Wilma (= sujeito) estarão (= verbo) no Rio Grande do Norte (= adjunto adverbial de lugar) hoje (= adjunto adverbial de tempo).

Analisando-se sintaticamente o título acima, verifica-se que está escrito na ordem indireta, uma vez o adjunto adverbial hoje iniciar a oração. Não há nada de errado nisso. Porém, quando um adjunto adverbial for deslocado para o início da frase, deve ser separado por vírgula.


 O verbo servir pode ser usado de várias maneiras: como transitivo direto (Mamãe serviu o almoço), transitivo indireto (O militar serve ao Brasil) ou intransitivo (Este parafuso não serve).

No título acima, o verbo em questão está empregado no sentido de desempenhar as funções de. Assim sendo, ele ficaria corretamente grafado desta forma: TAPUMES DE OBRAS DA ARENA DAS DUNAS ESTÃO SERVINDO DE PROPAGANDA AO GOVERNO.



Quase todo mundo já sabe, mas não custa nada reforçar. Após a última reforma ortográfica, não se usa mais o trema (aqueles dois pontos que se colocam sobre o U para indicar quando deveria ser pronunciado). No título acima, a palavra aquicultura deveria estar grafada assim, sem o trema.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "