CTRL C + CTRL V

domingo, 21 de agosto de 2011



ERROS QUE ROUBAM EMPREGOS


Existem erros e erros. Alguns são primários. Estão na cara como batom vermelho ou óculos de grau. Grafar pesquisa com z ou exceção com ss serve de exemplo. Ambos denunciam pouca familiaridade com a língua escrita. Para se safar, conjugue três verbos - ler, ler, ler. E, sempre que a dúvida bater, consulte o dicionário. Generoso, ele diz como escrever a palavra.

Outros erros são sofisticados. Exigem algo mais do que uma espiadinha no injustamente chamado pai dos burros. (Ele é pai dos sabidos.) Tropeços em flexões, concordâncias, pontuação, regências, colocação de pronomes, coesão etc. e tal pedem estudo de morfologia, sintaxe e lógica. Se você der nota 10 para a frase "Na rua passava bicicletas", abra os olhos. O sujeito arma ciladas. Posposto ao verbo, engana bem. Se ele aparecer na frente do verbo, a armadilha fica clara: Na rua, bicicletas passavam.

Um dos critérios na avaliação do candidato a emprego é o domínio da norma culta. O examinador espera ler e ouvir uma língua correta. Correta não significa rebuscada ou exibida. Significa apenas o elementar respeito à gramática. Deslizes na pronúncia, nos plurais, na conjugação verbal não passam despercebidos. Ao contrário. Ecoam. Eis escorregões que você pode evitar:

a nível de - a forma é ao nível de (= à altura de): Recife fica ao nível
do mar.

adéquo - adequar só se conjuga nas formas em que a sílaba tônica cai a partir do u: adequamos, adequais, adequei, adequarei. (Na dúvida, substitua-o por adaptar.)

adivogado -- não acrescente sons em fim de sílabas: advogado (não: adivogado), optar (não: opitar), fez (não: feiz), beneficência, beneficente (não: beneficiência, beneficiente), absoluto (não: abisoluto), aficionado (não: aficcionado), prazeroso (não: prazeiroso).

aidético, leproso, mongol - são palavras que reforçam preconceitos. Diga pessoa com HIV, hanseníase ou síndrome de Down.

cachórros - nomes com o o fechado no masculino e no feminino mantêm o timbre no plural. É tudo como se tivesse um chapeuzinho: lobo, loba, lobos,lobas; cachorro, cachorra, cachorros, cachorras; raposo, raposa, raposos, raposas; bolso, bolsa, bolsos, bolsas; pombo, pomba, pombos, pombas; tonto, tonta, tontos, tontas; moço, moça, noços, moças.

colocar uma questão - fique com fazer uma observação, fazer uma pergunta.

correr atrás do prejuízo - nós corremos atrás do lucro, mas corremos do prejuízo.

criar novas - só se cria o novo. Basta criar.

de formas que, de maneiras que - locuções conjuntivas se usam no singular: de que forma que, de maneira que.

de menor - use menor de idade ou diga a idade: 4 anos, 12 anos,16 anos.

duas milhões de pessoas - milhar, milhão, bilhão são masculinos: os milhares de crianças, dois milhões de pessoas, muitos bilhões de meninas. 

esteje - a forma é esteja.

estrear novo - só se estreia o novo. Basta estrear.

extorquir alguém - extorquir é arrancar: extorquir dinheiro de alguém, extorquir informações de alguém.

fazem dois anos - fazer, na contagem de tempo, é invariável. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: faz dois anos, fez cinco meses.

golero -- pronuncie bem todas as letras da palavra: os ditongos (goleiro, sanfoneiro, pioneiro, plateia, cabeleireiro), o r e o s final das palavras (varrer, sentir, livros, mesas).

gratuíto - gratuito se pronuncia como fortuito e circuito. O ui forma
ditongo, sem acento.

há dois anos atrás - baita pleonasmo. Há indica passado. Atrás também. Fique com um ou outro: Há dois anos terminei o curso. Terminei o curso dois anos atrás.

houveram - no sentido de existir ou ocorrer, o verbo é impessoal. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Houve distúrbios. Houve três acidentes.

intermedia - intermediar se conjuga como odiar: odeio (intermedeio), odeia (intermedeia), odiamos (intermediamos), odeiam (intermdeiam).

interviu - intervir deriva de vir: ele veio, ele interveio.

irá dizer - a indicação do porvir pode ser feita de duas formas. Uma: o futuro simples (dirá). A outra: o futuro composto (vai dizer). Assim - com o verbo ir no presente. Nunca no futuro.

manter o mesmo - manter só pode ser o mesmo. Se não é o mesmo, escolha outro verbo. Que tal trocar? Ou mudar?

medio - mediar se conjuga como odiar: odeio (medeio), odeia (medeia), odiamos (mediamos), odeiam (medeiam).

meio-dia e meio - a concordância nota 10 é meio-dia e meia (hora).

Nóbel - Nobel é oxítona como Mabel, papel, cruel.

obrigado - ele diz obrigado; ela, obrigada; eles, obrigados; elas, obrigadas. Todos respondem por nada.

o óculos - óculos, como férias e pêsames, é substantivo plural: os óculos, óculos escuros, meus óculos.

panorama geral - todo panorama é geral. Basta panorama.

passeiamos -- não presenteie formas dos verbos terminados em -ear com o i: passear, frear, cear & cia. têm um capricho. O nós e o vós dos presentes do indicativo e subjuntivo dispensam o izinho que aparece nas demais pessoas. Dê-lhes crédito: eu passeio, (freio, ceio) ele passeia (freia, ceia), nós passeamos (freamos,ceamos), vós passeais (freais, ceais) eles passeiam (freiam, ceiam).

pequeno detalhe - todo detalhe é pequeno. Basta detalhe.

plano para o futuro - todo plano é para o futuro. Basta plano.

pôrcos - nomes em que o o soa fechado no masculino e aberto no feminino o plural opta pelo salto alto e batom. Segue o feminino: porco, porca, porcos, porcas; porto, porta, portos, portas, torto, torta, tortos, tortas. Exceções? Elas confirmam a regra. É o caso de canhoto e canhota. No masculino, o som é fechado. No feminino, aberto. O masculino plural não segue o feminino. É canhotos, com o o fechado.

possue - não confunda a terminação dos verbos terminados em -uir: a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo termina com i -- ele possui, ele contribui, ele retribui, ele diminui, ele atribui (não: possue, contribue & cia. indesejada).

probrema -- não troque sons: problema (não: probrema), estupro (não: estrupo), mendigo (não: mendingo), encapuzado (não: encapuçado).

récorde - *recorde* se pronuncia como concorde. A sílaba tônica é cor.

rúbrica - rubrica é paroxítona como fabrica. A sílaba fortona: bri.

rúim - a palavra é dissílaba - ru-im. A sílaba tônica: im.

se eu caber, se eu deter, se eu pôr, se eu trazer, se eu ver - olho no
futuro do subjuntivo: se eu couber, detiver, puser, trouxer, vir.

seje - a forma é seja.

subzídio - pronuncie o s como em subsolo.

vítima fatal - fatal significa que mata. A vítima não mata. Morre. Diga
morto.

vou estar mandando & similares - vou mandar.

Ufa!

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "