MOVIMENTO "PLANETA SUSTENTÁVEL"

sábado, 9 de julho de 2011


ALÉM DO ÓLEO DE COZINHA, não despeje inseticidas, pesticidas, tintas à base de óleo, solvente e fluidos de automóveis no esgoto doméstico. Eles devem ser adequadamente eliminados.

SUBSTÂNCIAS CASEIRAS substituem cloro, formaldeído e outros produtos químicos agressivos:
1. CASCA DE LIMÃO SECA É BOA PARA... manter as traças longe de armários e roupas.
2. VINAGRE BRANCO É BOM PARA... remover ferrugem, mofo, manchas no tapete, sujeira de banheiros e para tirar o cheiro de peixe dos utensílios. Só é preciso diluí-lo em água.
3. BICARBONATO DE SÓDIO É BOM PARA... limpar o forno e para limpeza geral, pois tem ação fungicida.

USE QUANTIDADES MENORES dos produtos de limpeza e higiene, preferindo sempre os biodegradáveis e os orgânicos, feitos a partir de substâncias naturais.

PREFIRA DETERGENTES e sabões em pó com pouco ou nenhum fosfato na fórmula. Essa substância, responsável pela espuma, favorece a proliferação de plantas e algas nos rios, reduzindo a oferta de oxigênio para os peixes.

AO LAVAR A LOUÇA, retire os restos de comida de pratos e panelas e deixe-os de molho previamente na pia ou numa bacia. Só abra a torneira para enxaguar depois de ensaboar tudo. Isso ajuda a usar menos detergente.

NÃO JOGUE REMÉDIOS ou cosméticos na pia ou no ralo. As substâncias ativas contaminam água e peixes (que serão consumidos por nós). Entregue em postos de coleta que os aceitam para serem incinerados. Quando não for possível, é melhor jogá-los no lixo do que no esgoto.

COBRE DAS AUTORIDADES LOCAIS o saneamento na sua região. Ele é fundamental para a saúde e até para o aprendizado. Crianças expostas ao esgoto aprendem 18% menos, em função das faltas às aulas, por ficarem doentes.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "