MOVIMENTO "PLANETA SUSTENTÁVEL"

quinta-feira, 7 de julho de 2011


FLUORESCENTES OU LEDS? As lâmpadas mais eficientes são mais caras, mas duram muito mais. As fluorescentes compactas ficam cinco vezes mais baratas que as incandescentes. Pagam o investimento em menos de três meses na conta de luz, pois economizam 70% em energia. Já as LEDs, bem mais caras, compensam a longo prazo – a partir de cinco anos –, em função do tempo de vida útil e maior economia (até 85%). No mercado já há modelos em formato de bulbo, com o mesmo soquete de uma incandescente.

UM BOM PROJETO DE ILUMINAÇÃO ajuda a economizar energia, com o uso de dimmer (controle da intensidade da luz), timer, sensor de presença e luz natural.

AO COMPRAR ELETRODOMÉSTICOS, escolha os mais eficientes. O selo Procel ajuda nessa hora.

DICAS PARA ECONOMIZAR COM A MÁQUINA DE LAVAR ROUPA:
1) Junte uma quantidade razoável de roupas para só depois lavá-las (isso também vale na hora de passá-las a ferro).
2) A lavagem com água fria pode economizar até 90% de energia.
3) A função de pré-lavagem desperdiça energia. Basta deixar as roupas mais sujas de molho no sabão antes de ligar a máquina.

DIFERENÇAS DE CUSTO ENERGÉTICO da água encanada para a água em garrafa, considerando manipulação, transporte e disponibilidade, é de 1 para 1000. Prefira sempre a primeira e tenha um bom filtro.

NÃO USE O MICRO-ONDAS COMO RELÓGIO nem deixe os aparelhos em stand by. Desligue-os da tomada quando não estiver usando esses aparelhos ou adote tomadas com interruptor. 

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "