EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

domingo, 24 de julho de 2011


Não são poucos os que se equivocam quando empregam as expressões “ao invés de” e “em vez de”. Mas não é tão difícil diferenciar uma da outra. Vou tentar mostrar como.

1.   Ao invés de pode ser substituída por ao contrário de. Nesse caso, só pode ser empregada quando houver oposição entre duas ações. Por exemplo: Ao invés de subir, o balão desceu (“subir” e “descer” são ações opostas).
2.   Em vez de pode dar lugar a em lugar de. É usada, portanto, quando não há oposição entre dois atos diferentes. Por exemplo: em vez de fazer o gol, tentou o drible (“fazer o gol” não se contrapõe a “tentar o drible”).

No título acima copiado, vejam que não há nenhuma oposição entre os atos de se orientar a prefeita natalense a repousar ou renunciar ao cargo que ocupa. Os médicos poderiam, perfeitamente, aconselhá-la a fazer as duas coisas, não é verdade? Desse modo, o título em questão deveria estar assim grafado: EM VEZ DE ORIENTAR MICARLA A REPOUSAR, OS MÉDICOS DEVERIAM ORIENTÁ-LA A RENUNCIAR.





Aqui se configura um equívoco de regência nominal. O substantivo visita, dependendo da forma como é empregado, exige ser complementado por termos acompanhados da preposição a. É o que ocorre no título acima copiado, que deveria estar grafado do seguinte modo: EQUIPE DO CALDEIRÃO DO HUCK REALIZA VISITA A NATAL E A PIPA.


0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "