EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

sábado, 23 de julho de 2011


Chamam-se parônimos grupos de palavras que se assemelham na escrita e/ou na pronúncia. Por exemplo: tráfego e tráfico, flagrante e fragrante, emergir e imergir. No título da postagem acima copiada, houve um equívoco quanto ao verbo concertar. Este, assim grafado, com a letra “c”, significa combinar, ajustar entre si, pactuar. Não é disso que está precisando o Ministério dos Transportes. Este, isso sim, necessita que alguém corrija suas falhas e defeitos. Com esse significado, o verbo se escreve com “s”. Faz-se necessário, portanto, CONSERTAR O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES.





É preciso ter bastante cuidado quando se empregam dois ou mais verbos de regências diferentes, que possuem o mesmo complemento. Por exemplo, os verbos gostar e confiar exigem, em alguns casos, ser complementados por termos acompanhados das preposições de e em, respectivamente. Incorreto seria, portanto, escrever que eu gosto e confio nos livros. Vejam que livros complementa os verbos gostar e confiar e, por esse motivo, não pode estar acompanhado de uma só preposição (no exemplo, em). A frase, para obedecer às regras gramaticais, deveria estar assim grafada: Eu gosto dos livros e confio neles (ou Eu confio nos livros e gosto deles).

Quanto ao título acima copiado, percebam que os verbos previnem e auxiliam têm regências diferentes: o primeiro é transitivo direto e o segundo, exige a preposição em. A fim de se evitar o equívoco, sugiro escrevê-lo assim: ALIMENTOS FUNCIONAIS AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E AS PREVINEM.


0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "