CONCURSO ANULADO! E AGORA?

terça-feira, 12 de julho de 2011


Soube agora há pouco, como deve ter acontecido a muitos, que o concurso fora anulado pela Administração Municipal. Compreendo a revolta dos que estudaram com afinco e foram justa e legitimamente aprovados. Entretanto, parabenizo o prefeito pela decisão tomada. Levar adiante um certame maculado por sérias denúncias só causaria mais aborrecimentos a todos os envolvidos. Na opinião deste humilde blogueiro, o melhor a fazer seria anular o certame e agilizar a realização de outro, desta feita contratando-se uma empresa séria e com a ficha limpa na praça.

Se você, caro leitor, foi um dos aprovados, só lhe resta continuar com os estudos. Novos concursos surgirão e, devido à grande concorrência que se verifica em todos eles, não se pode descuidar da preparação. A revista Veja desta semana (edição 2.225), em boa hora, traz uma excelente matéria sobre os campeões de aprovação nos concursos mais disputados do país. Intitulada “Como Chegar Lá”, de autoria dos jornalistas Carolina Melo e Ricardo Westin, a reportagem da Veja revela as estratégias de como se preparar para obter sucesso nas provas e, consequentemente, ocupar os primeiros lugares nas listas de aprovados:

GUSTAVO MEIRA, 24 anos, de Porto Alegre, PRIMEIRO LUGAR PARA O ITAMARATY: “Os simulados, provas fornecidas pelos cursinhos ou disponíveis na internet que servem como exercícios, são uma ótima ferramenta de estudo. Devo ter feito uma dezena deles”.

BEATRIZ CHAGAS, 29 anos, de São Paulo, SEGUNDO LUGAR PARA A PROCURADORIA-GERAL DE SÃO PAULO: “O próprio edital do concurso é um bom guia sobre como se preparar. Conhecer bem as regras e o conteúdo que será aplicado nas provas dá maior segurança sobre o que estudar. Para mim, ajudou também estudar o programa de editais de concursos anteriores para o mesmo cargo”.

ALEXANDRE MEIRELLES, 41 anos, do Rio de Janeiro, PASSOU EM CINCO CONCURSOS: “Estudar mais de uma matéria por dia, em vez de destinar horas fixas semanais ao estudo de matérias isoladas, faz com que o conteúdo esteja sempre atualizado na cabeça”.

ANDRE COSTA E SILVA, 35 anos, de São Paulo, APROVADA EM TRÊS CONCURSOS, UM DELES EM TERCEIRO LUGAR: “Minha estratégia foi prestar concursos que exigem menor nível de conhecimento. Essa é uma boa maneira de se preparar para um salto mais ambicioso em um concurso mais difícil”.

FREDERICO DIAS, 29 anos, de Belo Horizonte, PRIMEIRO E NONO LUGARES EM DOIS CONCURSOS FEDERAIS: “Não adianta ler uma montanha de livros e apostilas, sob risco de se dispersar. Para selecionar o material de estudo específico para cada concurso, eu consultei professores, candidatos experientes e sites especializados”.

CAROLINA TEIXEIRA, 25 anos, de Brasília, QUARTO LUGAR PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS: “As provas costumam ter questões muito semelhantes às de concursos anteriores para o mesmo cargo. Por isso, vale a pena estudar e refazer as provas de outros concursos. Eu refiz mais de 100 provas”.

DEMÉTRIO PEPICE, 32 anos, de São Paulo, DOIS PRIMEIROS LUGARES E UM SEGUNDO: “Um desafio extra é estudar matérias com as quais não se tem afinidade. Eu fiz um esforço e aprendi a gostar de todas as matérias que caem nas provas. Desse modo consegui evitar que a rejeição a alguma delas me levasse ao fracasso”.

MANOEL PASTANA, 49 anos, de São Sebastião da Boa Vista, PA, APROVADO EM SETE CONCURSOS, TRÊS DELES EM PRIMEIRO LUGAR: “A reprovação faz parte do jogo, e não existe concurso perdido. O conhecimento se acumula até que, um dia, vem a aprovação”.

MARIA CAROLINA CAIRES, 32 anos, de São Paulo, TERCEIRO LUGAR PARA A SECRETARIA DA FAZENDA PAULISTA: “Escolhi com cuidado o meu local de estudos. Para ser produtivo, o ambiente deve ser silencioso e bem organizado. A música atrapalha os estudos, a não ser que seja apenas de fundo e em volume muito baixo”.

MARCELO PINTO FERREIRA, 43 anos, do Rio de Janeiro, PRIMEIRO LUGAR PARA A PETROBRAS: “Durante os estudos, vale a pena administrar o tempo de forma a tirar um dia de descanso por semana. A quebra da rotina aumenta a produtividade”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não é fácil pra quem passou de verdade ver uma notícia dessa, muitas foram as angústias, o desespero de ver sumindo o nosso direito conquistado, vejo que nenhuma das partes envolvidas será punida e sim nós que não tivemos nada a ver com essa fraude seremos os únicos punidos. Eu me pergunto se o nosso administrador não fica com a consciência pesada em saber que enganou tantas pessoas, que vivem estudando e batalhando pra conseguir uma aprovação. Hoje temos que contar com a sorte de não disputar com empresas fraudulentas, prefeito, vereadores, etc. Eu estarei aliviado quando os verdadeiros culpados forem punidos se é que realmente serão punidos. Espero que pelo menos uma lição de moral tenha servido pra aprenderam a serem íntegros, éticos, homens de respeito...........acredito que a vergonha não ficou pra todos.

Anônimo disse...

Espero que o mesmo empenho que o Ministério Público teve para recomendar a anulação, tenha também, para indicar e recomendar à justiça a punição aos culpados. Caso contrário, essa anulação só servirá de medida punitiva para os aprovados legitimamente.

Anônimo disse...

Quem passou com seus méritos passa novamente, mas quem passou por indicação de um ou de outro este sim comece a rezar.

Anônimo disse...

Quanto ao ressarcimento das inscrições o que fazer??

Anônimo disse...

Espero que o senhor promotor tenha o mesmo empenho para exigir que o senhor prefeito realize o próximo concurso o mais rapido possível,caso contrario as únicas pessoas punidas serão os legimos aprovados

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "