JARDIM FOI NOTÍCIA EM 1999

quinta-feira, 30 de junho de 2011

PESQUISA REVELA GRANDE EVASÃO INFANTIL NAS ESCOLAS

Uma visita feita anteontem nas fábricas de fundo de quintal de tecelagens localizadas em Jardim de Piranhas, a 327 quilômetros de Natal, mostrou um dado preocupante: 100% das crianças que trabalham nos teares produzindo redes ou tapetes frequentam de forma irregular a escola. Esse dado foi apresentado ontem durante uma reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, realizado no auditório da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/RN), em Natal.

(...)

As conclusões da pesquisa serão apresentadas no próximo dia 16, no Congresso Mundial de Segurança do Trabalho, que será realizado em São Paulo. Na segunda quinzena de maio, a pesquisa será mostrada ao governador Garibaldi Alves Filho, com o objetivo de cobrar ações concretas para que as crianças norte-riograndenses que trabalham larguem a labuta e frequentem, regularmente, a escola.

Segundo Milda Morais, que também visitou as fábricas de farinha de Lagoa Nova, Tenente Ananias e Vera Cruz, as condições de trabalho das crianças são “angustiantes”. A afirmação da representante do Ministério do Trabalho tem como base o fato dos menores trabalharem em regime de economia familiar, ou seja, sem vínculo empregatício e sob a regência dos pais.

Neste caso, declarou Milda Morais, o Ministério do Trabalho não pode entrar com uma ação repressora contra os pais da criança ou o patrão dos pais dos menores, porque o órgão só atua onde o trabalho é estabelecido. “A situação das crianças de Jardim de Piranhas e demais cidades do Estado é mais complicada e requer a mobilização de toda a sociedade”, afirmou Milda Morais.

(...)

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "