EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

sábado, 25 de junho de 2011


Muitos se confundem com o emprego do A (preposição) e de HÁ (terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo HAVER). Os equívocos são mais recorrentes quando são usados para indicar TEMPO. Mas não é difícil diferenciar um do outro. Se a expressão indicar TEMPO FUTURO, usa-se a preposição A. Exemplo: Vou sair daqui a duas horas. Se a expressão, ao contrário, indicar TEMPO PASSADO, usa-se a forma verbal HÁ. Exemplo: Ele saiu duas horas. O título acima, portanto, estaria corretamente grafado deste modo: SUICÍDIO AGORA POUCO EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ. 

Outra dica, em relação ao uso de HÁ, é que se torna desnecessário o emprego do termo atrás. No último exemplo citado, perceba que ele não faz falta alguma e, além do mais, configuraria um pleonasmo dizer "Ele saiu duas horas atrás". Compreendido?



Já me referi a esse equívoco em postagens anteriores. Uma das alterações introduzidas pela última reforma ortográfica foi a desnecessidade de se acentuarem os ditongos ÓI e ÉI de palavras paroxítonas. Assim, deixaram de ser acentuados termos como FACTOIDE, DEBILOIDE, IDEIA, ASSEMBLEIA etc.

Lembre-se de que, em palavras oxítonas, esses ditongos continuam a ser acentuados, como ocorre nos termos ANZÓIS, CARACÓIS, ANÉIS, PASTÉIS etc.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "