EQUÍVOCOS CAPTURADOS DA INTERNET

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Nesta postagem, brindarei você, caro leitor, com um especial sobre crase.


Só relembrando: a crase ocorre quando a preposição A se une a outro A, que podem ser os artigos ou pronomes A e AS ou, ainda, o A inicial dos pronomes AQUELE, AQUELA e AQUILO (ou a forma plural destes). Quando se verifica essa união, usa-se o acento grave (`) para indicar a crase. 
Para quem não mais se lembra do que são artigo, pronome ou preposição, há um macete que ajuda em quase a totalidade dos casos: substituir a palavra depois do A por outra masculina. Se, após a substituição, o A der lugar a AO, é sinal de que a crase está presente.
Rememorada a lição, vamos aos equívocos capturados da internet. Neste primeiro caso, o verbo LEVAR está sendo usado em sua forma bitransitiva (leva-se alguma coisa A alguém ou A algum lugar). Perceba também que, se trocarmos o termo CIDADE por MUNICÍPIO, veja que a frase ficaria assim: "... leva o Caminhos do RN AO município de Martins". 



O verbo RECOMENDAR, no título acima, também está sendo usado em sua forma bitransitiva (recomenda-se alguma coisa A alguém). Usando o macete: "Anvisa recomenda AO povo que...".




Jamais pense que ocorre crase diante de palavra MASCULINA. Simplesmente porque esta não pode estar acompanhada de um artigo feminino. Não ocorre crase, pois, antes do termo FAVOR.



O verbo DISPUTAR, no título acima, não exige a preposição A (disputa-se a reeleição, e só). Usando o macete: "Prefeito de São Fernando somente disputará O cargo...".

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "