DICA DE PORTUGUÊS: DESLIZES CAPTURADOS DA INTERNET

domingo, 5 de junho de 2011



O leitor deve-se lembrar do que são parônimos (termos semelhantes na pronúncia e na escrita, mas diferentes no significado). Encaixam-se nessa definição IMINENTE e EMINENTE, FLAGRANTE e FRAGANTE, RATIFICAR e RETIFICAR.

No título acima transcrito, houve uma pequena confusão no emprego do termo TRÁFEGO, que significa movimentação de veículos, trânsito. Não confundi-lo com TRÁFICO, que é o comércio ilegal, clandestino, ou a troca de favores visando a interesses pessoais. É disso que está sendo acusado o ministro Palocci.



Neste mês de junho, devem ser redobrados os cuidados com as crianças, a fim de estas não se machucarem nas fogueiras ou soltando fogos de artifício.

É preciso, não menos importante, observar também as regras gramaticais, fazendo a correta concordância verbal em frases como VENDEM-SE fogos, ACENDEM-SE fogueiras, SOLTAM-SE balões. Afinal, como se está grafado no título acima, são cuidados que se DEVEM ter no período junino.


4 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Alcimar,
quero tirar uma dúvida sei que muitas pessoas têm a mesma dúvida, por ex:
uma declaração para alguém, eu escrevo assim:
1 - Declaro é se eu for a dona da empresa estou declarando alguém para alguma coisa (no singular)

2- E se eu estiver declarando alguém de uma empresa pública, então como escrever:
declaro ou declaramos? porque eu só escrevo declaramos porque não sou a dona da empresa por ex: de uma instituição Escolar o diretor e a escola certo? alguém fala que escrevo errado por favor Alcimar tira-me esta dúvida socorra-me!!!!!!!.

. disse...

Honestamente, nunca li nada a respeito de sua dúvida. Mas, em todo caso, você pode usar sem medo a forma no singular. Quem ocupa um cargo de direção tem competência para falar em nome da instituição que representa.

Anônimo disse...

muitíssimo obrigada amigo Alcimar, ajudou-me com certeza!

Anônimo disse...

qual é a forma correta declaro ou declaramos

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "