CTRL C + CTRL V

domingo, 12 de junho de 2011


Sobre o amor



"Amor é fogo que arde sem se ver; / é ferida que dói e não se sente; / é um contentamento descontente; / é dor que desatina sem doer; / é um não querer mais que bem querer; / é solitário andar por entre a gente; / é nunca contentar-se de contente; / é cuidar que se ganha em se perder." (Camões)

"Um sino não é sino até que soe. Uma canção não é canção até que se cante. Um amor não é amor até que se presenteie." (Oscar Hammerstein II)

"O beijo é a menor distância entre dois apaixonados." (Amy Banglin)

"Se tu não me amas, nunca serei amado. Se não te amo, nunca amarei." (Samuel Beckett)

"O tempo é lento demais para os que esperam, rápido demais para os que temem, longo demais para os que lamentam e curto demais para os que celebram. Mas para os que amam o tempo é a eternidade." (Henry Van Dyke)

"O amor é como a guerra. Fácil de começar, mas muito difícil de parar." (H.L. Mencken)

"Decidi apostar no amor. O ódio é uma carga pesada demais." (Martin Luther King. Jr.)

"Durante a juventude, o amor será meu mestre; no amadurecimento, minha ajuda; e na velhice será meu encanto." (Kahlil Gibran)

"Amar profundamente a alguém nos dá força. Se sentir profundamente amado por alguém nos dá valor." (Lao Tzu)

"Todos os amores são eternos. O que muda é a pessoa." (Sofocleto)

"Dizer que a gente vai amar uma pessoa a vida toda é como dizer que uma vela continuará a queimar enquanto vivermos." (Tolstoi)

"O amor é como o sarampo: todos temos que passar por ele." (Jerome K. Jerome)

"O amor é eterno enquanto dura." (Henri de Régnier)

"Senhora, eu vos amo tanto que até por vosso marido, me dá um certo quebranto." (Mário Quintana)

"Maior amor nem mais estranho existe. Que o meu que não sossega a coisa amada. E quando a sente alegre, fica triste. E, se a vê descontente, dá risada (Vinícius de Moraes)

Morar um no outro


O que aférese tem a ver com namorar? Aparentemente nada. O palavrão é tão sofisticado diante de sentimento tão espontâneo… Mas as aparências enganam. A greguinha exerce senhor papel na caminhada rumo ao coração do outro. Ela diminui distâncias. Trata-se de manha comum na língua. O falante, por comodismo, ignorância ou pressa, passa a tesoura em fonemas do início de palavras. Namorar era enamorar — estar em amor O e caiu fora. Sem ele, dois extremos se ligam em menos tempo. Daí a a graça de Mário Quintana. "O amor", escreveu o poeta, "é quando a gente mora um no outro."

Além de Cupido

A aférese não atinge só os eleitos de Cupido. A língua tem montões de exemplos de supressão de fonemas do início das palavras. O povo, sabido que só, lança mão do recurso sem nunca ter estudado grego, linguística ou figuras de linguagem. Na fala informal,professor vira fessor; você, cê; estava, tava; espera, pera. É tudo aférese.

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "