FATOS DE NOSSA HISTÓRIA: O CAMPO DE POUSO

quinta-feira, 26 de maio de 2011

OSWALDO LOBO
PREFEITO DE JARDIM DE 1953 A 1958


O extinto jornal curraisnovense “A Voz do Seridó”, edição de 25/07/1954, publicou a matéria abaixo transcrita:

Oswaldo Lobo construiu um campo de pouso logo nos primeiros meses de seu governo, campo genuinamente municipal, construído quase somente com recursos do Município, sob a segura e econômica administração do prefeito, que chegou a despender tão somente menos de Cr$ 50.000,00 num campo com 900 por 80 metros, isto em menos de quatro meses de trabalhos, tendo o mesmo (sic) sido inaugurado na data de 1º de agosto de 1953, com o comparecimento de uma esquadrilha da Base Aérea de Natal, composta dos aviadores Cap. Pereira Nunes, Ten. Pinho, Ten. Lima, Ten. Endo e Ten. Barata Neto, sendo este último o incentivador da construção do campo e que, antes da conclusão do mesmo (sic), pousou em nosso campo quando ainda apenas existiam 400 metros de campo. Na mesma inauguração, compareceram 5 aviadores, em quatro aviões do Aéreo Club de Natal, formando assim neste dia, em Jardim de Piranhas, uma esquadrilha de oito aviões, que, festivamente, na residência do Sr. Prefeito, receberam (sic) os aplausos dos jardinenses.

Muitos anos depois, em 24/04/1969, publicou-se a Lei Municipal nº 142, por meio da qual se abriu um crédito de NCr$ 1.500,00 (mil e quinhentos cruzeiros novos), gastos na construção de uma cerca em torno do campo.
Após ficar imprestável para o pouco de aeronaves, o lugar passou a servir para a prática de futebol. Foi lá que os dois atuais clubes da cidade, CAP e Independente, disputaram suas primeiras partidas.   
Após tantos anos esquecido e abandonado, o velho campo de pouso volta ao cenário da vida jardinense.

1 comentários:

Anônimo disse...

É lamentável, pois hoje estão cercando o referido campo de pouso, o Ministério Público precisa tomar conhecimento que tem uma pessoa cercando o campo, é só averiguar.

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "