FATOS DE NOSSA HISTÓRIA: A ASSISTÊNCIA À SAÚDE EM 1959

sábado, 16 de abril de 2011

HOSPITAL-MATERNIDADE "DR. GEVACY DE FREITAS", INAUGURADO NA DÉCADA DE 70 

No dia 19 de setembro de 1959, o prefeito de Jardim da época, Delmiro Vieira de Lira, fez o seguinte diagnóstico de como se encontrava a saúde pública na cidade:

Nenhuma casa de saúde existe na cidade, nem tão pouco (sic) reside médico em Jardim de Piranhas, sendo os doentes transportados para a vizinha cidade de Caicó, em veículo da Prefeitura Municipal, mantido com recursos da edilidade, em cooperação com a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância da cidade. A necessidade da construção de um posto de saúde, na cidade, vem sendo reclamada junto aos governos da União e do Estado.
A Prefeitura, em cooperação com A.P.A.M.I. vem prestando assistência às crianças pobres e às indefesas mães de famílias, fornecendo medicamentos e levando para cidade vizinha, onde existe casa de saúde (hospitais e maternidae). Funcionam, regularmente na cidade, a CM da LBA e o posto de distribuição de leite em pó (FISI). Está sendo construído prédio na cidade, destinado a uma maternidade em harmonia com um posto de puericultura, obedecendo planta fornecida pelo DNCr-FISI, encontrando-se dita construção com paredes quase em respaldo, estando dependendo, a continuação da obra, do recebimento de recursos ou ajudas federais, tudo sobre a direção da A.P.A.M.I., que além do desenvolvimento econômico dos associados, recebe ajuda financeira da municipalidade.

O pior para nós, jardinenses, é que esse quadro perdurou ainda por longos e penosos anos...

0 comentários:

Postar um comentário

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "